Experiência: Utilizando o zoológico no processo de
alfabetização e
raciocínio lógico
No dia 14 de agosto, a professora Raquel Silviana Kannenberg como os alunos das turmas do 2º anos C e D fizeram um passeio ao zoológico para identificar e conhecer a diversidade animal, seu habitat, sua alimentação e seus costumes, quantidades de espécie, tamanhos e formas, envolvendo a matemática em nosso aprendizado. As atividades foram desenvolvidas a partir desta data até o dia 19 de setembro.
Muitos foram os aspectos observados pelas crianças do segundo ano, os animais e vegetais ali existentes no zoológico.. As crianças demonstraram muito entusiasmo e interesse em ler as placas com identificação e informações sobre as características dos animais. Também observou- se a importância de cada animal possuír uma alimentação diferenciada e balanceada e que as pessoas não podem dar outro alimento.
Após o passeio, na sala, numa roda de conversa relembraram o roteiro, e iniciaram uma descrição do passeio. Cada criança produziu um texto individual trabalhando assim com a produção textual individual . Para finalizar a produção textual eles poderiam desenhar. A professora releu as descrições de todos os alunos e junto com os mesmos fizeram reestruturação textual individual abordando vários assuntos a serem corrigidos nos textos.
Os alunos participaram ativamente com sugestões de correção e repetições de palavras no texto, pontuação necessária, coerência textual e translinhamento. Notou-se que os alunos ficaram emocionados com suas produções e com o que são capazes de escrever. Essa atividade foi de grande importância para professora e alunos, para que ambos possam juntos aperfeiçoar a escrita de nossas crianças.
Os alunos conversaram muito sobre os tipos de animais que viram no passeio ao zoológico então resolvemos fazer uma votação para verificar qual era o animal preferido dos alunos. Em grupos os alunos deveriam organizar um lista com o maior número de animais vistos no passeio, que somaram 25 animais descritos. Juntos realizaram um gráfico com todos os animais votados. Todos participaram com muita criatividade.
Após o gráfico, conversaram sobre os resultados e observaram que as araras e tigres foram os animais mais escolhidos.
Atividades desafiadoras foram dadas aos alunos para que estes individualmente resolvessem, desenvolvendo seu raciocino lógico matemático, como: soluções para problemas criados por eles, algoritmos de adição e multiplicação e como recurso o uso do material dourado.
A professora e as crianças do 2º ano C e D adquiriram novos conhecimentos, elaborando estratégias para “pensar” , conceitos, buscando soluções para as atividades realizadas em parceria. Todos demonstraram muito interesse e colaboração, havendo assim uma aprendizagem significativa no contexto alfabetizador e a linguagem matemática.